sexta-feira, 5 de março de 2010

Bom dia!


Hoje eu vou fazer uma coisa muito importante para mim. Durante mais de um ano eu lutei para que isso acontecesse e ontem eu fiquei muito triste porque descobri um pequeno erro nesta escritura que vou assinar hoje e como acredito que Deus fala conosco pelos meios mais estranhos,vejam a metafora que recebi hoje.
Eu nao quero entrar neste circulo, eu quero ser feliz, eu nao quero razão, eu quero ser feliz, eu quero ter paz.
Eu pensei que ia ficar muito triste hoje mas nao, eu estou bem e vou continuar bem.
Para voces, um presente, a metafora do dia




Fuja do Círculo!

Mais valem 99 moedas na mão do que uma voando! Era uma vez um rei muito triste; que tinha um pajem que, como todo pajem de rei triste, era muito feliz. Todas as manhãs, o pajem chegava com o desjejum do seu amo, sempre rindo e cantarolando alegres canções.Um dia o rei mandou chamá-lo: Pajem, qual é o teu segredo? Que segredo, Alteza?O segredo da tua alegria. Não existe nenhum segredo, Majestade...Não minta, pajem... bem sabes que já mandei cortar muitas cabeças por ofensas menores do que a tua mentira!Mas não estou mentindo! E por que estás sempre alegre e feliz?Majestade, não tenho razões para estar triste: muito me honra servir à Vossa Alteza, tenho esposa e filhos, e vivemos na casa que a Corte nos concedeu; somos vestidos e alimentados, e sempre recebo algumas moedas de prata... Como não estar feliz?Ninguém pode ser feliz por essas razões! Vá embora antes que eu mande decapitá-lo. O pajem sorriu, fez a habitual reverência e deixou o rei com seus pensamentos.

O rei não entendia como o pajem podia ser feliz vivendo em uma casa que não lhe pertencia, usando roupas de terceira mão e se alimentando dos restos dos cortesãos. Mandou então chamar o mais sábio de seus conselheiros, e lhe contou a conversa que tivera com o pajem pela manhã. Sábio, por que ele é feliz? Ah, Majestade! O que acontece é que ele está fora do Círculo...Fora do Círculo? Sim. E é isso o que faz dele uma pessoa feliz? Não, Majestade. Isso é o que não o faz infeliz...Estar no Círculo então sempre nos faz infelizes? Exato. E como ele saiu desse tal Círculo?Ele nunca entrou. Nunca entrou? Mas que Círculo é esse? É o Círculo dos 99...

Realmente não entendo nada do que você me diz.A única maneira para que Vossa Alteza entenda é fazendo com que ele entre no Círculo. Isso! Então o obrigarei a entrar! Não, Alteza, ninguém pode ser obrigado a entrar... Então teremos que enganá-lo? Não será necessário... se lhe dermos a oportunidade, ele entrará por si mesmo. Por si mesmo? Mas ele não notará que isso acarretará sua infelicidade? Sim, mas mesmo assim entrará... O senhor está disposto a perder um excelente pajem para compreender a estrutura do Círculo? Sim.Então prepare uma bolsa de couro com 99 moedas de ouro. Mas devem ser exatas 99, nem uma a mais, nem uma a menos, e à noite faremos uma visita ao pajem...Nessa noite o sábio e o rei foram até os pátios do Palácio. Esconderam-se próximo à casa do pajem, e lá aguardaram.

Quando dentro da casa se acendeu a primeira vela, o sábio pegou a bolsa de couro e um papel que dizia: "Este tesouro é teu. É o premio por seres um bom homem. Aproveita e não conta a ninguém como ganhaste esta bolsa". Bateu na porta uma vez e correu para se esconder. O pajem abriu a porta, viu o embrulho, olhou para os lados, leu o papel, agitou a bolsa e, ao escutar o som metálico, estremeceu dos pés à cabeça, apertou a bolsa contra o peito e rapidamente entrou em casa. O rei e o sábio se aproximaram então da janela para presenciar a cena.

O pajem havia despejado todo o conteúdo da bolsa sobre a mesa, se sentara e seus olhos pareciam não crer no que viam. Tocava as moedas, acariciava-as, juntava e esparramava, fazia pilhas de 10 moedas. Uma, duas, três... e somava: 10, 20, 30... Até que formou a última pilha... 99 moedas? Seu olhar percorreu a mesa, buscando a moeda que ‘faltava', logo olhou para o chão e finalmente para a bolsa...Não pode ser, exclamou. Contou de novo e começou a gritar: Roubaram-me! Roubaram-me! Uma vez mais procurou por todos os cantos... E pensava: 99 moedas... é muito dinheiro... Mas falta uma... Falta uma!!

O rei e o sábio espiavam pela janela e viam que a cara do pajem já não era mais a mesma: ele estava com as sobrancelhas franzidas, a testa enrugada, os olhos pequenos e o olhar perdido... Ele guardou as moedas na bolsa, queimou o papel na vela e olhando para todos os lados escondeu a bolsa. Pegou papel e lápis, sentou-se e começou a calcular: Quanto tempo teria que economizar para poder obter a moeda de número 100? O tempo todo o pajem falava em voz alta, sozinho... Estava disposto a trabalhar duro até conseguir. Depois, quem sabe, não precisaria mais trabalhar... com 100 moedas de ouro ninguém precisa trabalhar.

Se trabalhasse e economizasse seu salário e mais algum extra que recebesse, em 11 ou 12 anos conseguiria o necessário para comprar a última moeda.Mas 12 anos é tempo demais... Se eu pedisse à minha esposa que procurasse um emprego no vilarejo, e se eu mesmo trabalhasse à noite, em 7 anos conseguiríamos, concluiu depois de refazer os cálculos. Mesmo sendo muito tempo, é isso o que ‘teremos' que fazer...O rei e o sábio voltaram ao Palácio.

Finalmente o pajem havia entrado para o Círculo dos 99!!!Durante os meses seguintes, o pajem seguiu seus planos conforme havia decidido naquela noite. Numa manhã, entrou nos aposentos reais com passos fortes, batendo as portas, rangendo os dentes e bufando com todo o mau humor dos últimos tempos...O que lhe acontece, pajem? perguntou o Rei, na gozação. Nada, não acontece nada... Antigamente, não faz muito, você ria e cantava o tempo todo...Faço ou não faço o meu trabalho? O que Vossa Alteza espera? Que, além de pajem, seja obrigado a estar sempre bem humorado?Não passou muito e o Rei despediu o seu pajem, afinal, não era nada agradável para um rei triste ter um pajem mal humorado o tempo todo...

Você, eu, todos nós fomos educados nessa psicologia (que é a base da publicidade e do marketing): sempre falta algo para estarmos completos, e somente completos podemos gozar do que temos... E a felicidade deve esperar até estar completa com aquilo que falta. E como sempre falta algo...Mas, o que aconteceria se nos déssemos conta, assim de repente, que nossas 99 moedas são os nossos 100%?Que nada nos faz falta? Que ninguém tomou aquilo que é nosso? Que não se é mais feliz por ter 100 e não 99 moedas?...


Leia sobre consumo consciente e tire suas próprias conclusões!!! E fuja do Círculo, se conseguir, porque os ‘homens' estão sempre aumentando e apertando o Círculo em torno de nós!!!